Karate

O karate é a arte marcial japonesa com ênfase em socos e chutes. A palavra karate significa mãos vazias. Utiliza-se da estratégia de resolver a luta com o mínimo de golpes e da forma mais rápida possível, mantendo-se em pé e afastado dos seus adversários. Costuma-se chamar de arte de um golpe só.

Devido a natureza traumática e rápida dos golpes, é treinado em grande parte de forma individual, com repetição de exercícios e formas pré definidas, chamadas de kata.

A cada graduação conseguida, o aluno troca a cor da faixa e aprende novas defesas, golpes, combinações de técnicas e um novo kata. O tempo mínimo entre os exames de faixas é de 4 meses e um mínimo de 20 aulas.

As aulas são compostas de 10 a 15 minutos iniciais para aquecimento e alongamento com o objetivo de evitar lesões, estiramentos e de desenvolver condicionamento, elasticidade e amplitude dos movimentos.

O karate Shotokan tem como características, defesas mais retas e ataques a partir de maior distância, com bases mais alongadas do que outros estilos, como o Goju Ryu, por exemplo, baseados em estilos mais antigos, com movimentos mais circulares e bases mais altas.

O karate Shotokan se popularizou no mundo por ser o primeiro estilo de karate a promover competições após a morte do seu fundador, Gichin Funakoshi, que era contra campeonatos.

A escola de karate à qual a UNICAM é filiada é a SKIF – Shotokan Karate International Federation, fundada pelo mestre Hirokazu Kanazawa, campeão deste primeiro torneio de karate no Japão em 1957.

Os professores da UNICAM viajam com regularidade ao Japão e participam de curso e treinamentos ministrados por instrutores japonese para atualizações de suas técnicas.

Veja aqui os horários de Karate Shotokan da UNICAM