Artigos

A Etiqueta no Dojo

O Reigi-Saho é definido como um comportamento que expressa delicadeza e cortesia, tanto no espaço de treinamento como em qualquer atividade diária. Esta é uma atitude de respeito pelos outros. A saudação, o cumprimento, é somente uma expressão desse espírito.

Para os japoneses, etiqueta significa ter boas maneiras, cumprimentar educadamente, curvando-se, balançando a cabeça positivamente ao ouvir, tentar entender uns aos outros em vez de somente ser compreendido, ser pontual, apresentar uma pessoa para outra em tom polido. Nós incorporamos esse comportamento em nossa prática ocidental do karate. Etiqueta no treinamento é o senso comum, a segurança, disciplina e boas maneiras para a boa convivência.

O Dojo

Como outras artes marciais japonesas, o karate é praticado em um dojo. Dojo é uma palavra japonesa, de origem budista, que vem do termo sânscrito despertar, um lugar dedicado ao desenvolvimento de si próprio através do karate. É também onde o professor compartilha seu conhecimento com seus alunos. Por esta razão, é costume cumprimentar entrar no dojo e cumprimentar o professor como seu anfitrião. Execute o mesmo cumprimento no final da aula, ao deixar o Dojo.

O Sensei 

Sensei significa mestre. Este termo não se restringe às artes marciais, refere-se, em geral, a professor. Se você chegar tarde, cumprimente ao entrar no dojo, cumprimente o sensei, em seguida, peça permissão para se juntar ao grupo.

O Sempai

A noção de sempai é um conceito único no Japão, aqui é mais simbólica. O sempai pode ser o aluno mais velho do professor, o idoso, o aluno mais velho de uma aula, alguém mais velho em relação ao outro, o sempai significa aquele que começou antes de você. O sempai cerimonial é o estudante mais graduado e quando há mais de um da mesma graduação é o mais antigo. Ele deve, durante a aula e cumprimentos, garantir que os alunos cumpram bem todas as regras do dojo. Qualquer aluno de um dojo será o sempai de alguém!

O Kohai

kohai é qualquer pessoa com menos experiência do que você, literalmente, significa “mais novo”. Por favor, ajude quem precisa de sua experiência, não com uma atitude de superioridade, mas como um modelo, com a simplicidade e modéstia de quem transmite seu conhecimento adquirido através de esforço e perseverança. Lembre-se, que sempre haverá alguém acima de  você. A atitude correta é a de se considerar um estudante em qualquer ocasião. Uma formação de karate dura uma vida inteira!

Cumprimentos

 Ao sinal, você precisa rapidamente se colocar em linha, ombro a ombro, de frente para o instrutor, por ordem de classificação com os mais avançados, os sempais à sua direita na Shotokan e à sua esquerda no Gojuryu.

Para o cumprimento de pé, estar em linha reta com as palmas das mãos tocando o lado das coxas. Os pés são juntos, juntos pelos calcanhares com dedos apontando para um ângulo de 45 graus (musubi dachi), coluna ereta, ombros caindo naturalmente. Inclinar-se ligeiramente, mantendo os olhos no chão. Se você cumprimentar o seu parceiro durante o treinamento, mantenha o contato visual com essa pessoa. Shomen ni é a saudação ao fundador do estilo. Sensei ni rei: saudamos o instrutor com oss! É uma maneira de mostrar o seu respeito e gratidão ao professor. Observe um aspecto muito importante dos olhos: eles olham para baixo somente quando você cumprimenta na entrada e saída do dojo, para significar sua profunda humildade para alguém ou para expressar um pedido de desculpas a alguém. Em tais circunstâncias, e na posição Seiza, nós saudamos, curvando-se muito baixo, então a testa tocando o chão. Com exceção dos casos acima citados, mantemos o olhar para a pessoa à frente, sem perder a atenção, a fim de impedir qualquer ataque surpresa quando cumprimentamos. Para sentar-se no dojo há duas posições a adotar. A primeira é a posição ajoelhada em seiza . A segunda é a posição em Anza , sentado com as pernas cruzadas. É conveniente tomar uma dessas posições durante explicações, demonstrações ou período de descanso. É essencial evitar deitar no chão ou se sentar com as pernas esticadas, porque essas posições, além de parecer desleixo, podem ser origem de acidentes. Também deve-se evitar uma postura indiferente, o karateca deve estar sempre alerta e observar a linguagem corporal dentro do dojo, já que o corpo também envia mensagens.

Alguns princípios para o bem-estar de todos

  1. O traje nunca deve ser esquecido. Seu equipamento deve ser limpo.

  2. É importante arrumar o uniforme de karate de vez em quando durante o treino e antes de cada cumprimento.

  3. O nó da faixa deve ser feito corretamente.

  4. Por razões de tradição e de higiene, é proibido andar sobre o tatame com sapatos.

  5. As unhas devem ser cortadas, é uma questão de segurança e higiene.

  6. Os adereços – brincos, colares, relógio, pulseiras, óculos – devem ser removidos e o cabelo amarrado antes do início da prática.

  7. O karateca deve sempre cumprimentar em qualquer entrada e saída do dojo, com as mãos na parte da frente das coxas, olhos para o chão.

  8. Se há uma aula que termina antes da sua, fique em silêncio para os alunos ouvirem o instrutor.

  9. Se você chegar tarde, espere até que o instrutor lhe dê permissão para se juntar à fileira.

  10. Ao se deslocar, passe por trás dos alunos em forma.
  11. É necessário avisar sempre o professor ao sair do dojo durante a aula. Se você precisar sair antes do final da aula, informe o instrutor no início, isso é sobretudo uma questão de segurança.

  12. Ao sinal yame , não sair da sala para beber água, não se mova e não fale com o vizinho enquanto o instrutor dá instruções para o próximo exercício.

  13. Em silêncio, ouça atentamente as instruções do instrutor. Observe, em seguida pratique a técnica.

  14. Não encoste na parede.

  15. Se você está a frente, abaixe-se para permitir que os alunos atrás de você enxergue as demonstrações.

  16. Após a salvação final no final do curso, é normal agradecer o instrutor por compartilhar conosco seu conhecimento.

  17. Mantenha o ambiente limpo e organizado. Limpe o que sujar. Utilize corretamente os aparelhos da sua escola. Recoloque no lugar após utilizar qualquer equipamento.
  18. Não brinque ou toque nas espadas, armas, troféus, enfeites, fotografias e antiguidades sem permissão.
  19. Finalmente, lembre-se de usar a etiqueta e a atitude correta, onde quer que esteja. Isso demonstra quem você é e seu clube estará sendo bem representado.

 

Adaptado de http://shotokancrsa.com/ethiquedojo.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *